Associação Igrejanovense de Melhoramentos
A Associação Igrejanovense e Melhoramentos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, fundada a 31 de Outubro de 1967 por 10 fundadores, contando actualmente com cerca de 1810 sócios.
Os seus objectivos e actividades centram-se no apoio social a idosos, crianças e famílias carenciadas, na promoção do desporto e cultura e na colaboração com organismos congéneres.
A associação é actualmente constituída pelas seguintes secções:
- O Desportivo Igrejanovense (criado em 27 de Outubro de 1974);
- Jornal “Despertar do Zêzere” (criado em 15 de Abril de 1979, com uma publicação quinzenal);
- Clube de Caçadores (criado em 26 de Agosto de 1989);
- Prémio Escolar (criado no ano lectivo de 1969/1970);
- Centro de 3.ª Idade (inaugurado a 5 de Julho de 1997 com as respostas sociais de centro de dia, serviço de apoio domiciliário e centro de convívio e actualmente com a resposta social de lar de idosos inaugurada a 15 de Novembro de 2009);
- Centro de Actividades de Tempos Livres (criado no ano lectivo de 1999/2000 através do Projecto ABA/ERA).
Centro de Terceira Idade
O projecto do Centro de 3.ª Idade foi ganhando forma a partir de 1989, sendo a primeira pedra colocada a 25 de Maio de 1991 e o dia da inauguração a 5 de Julho de 1997. O centro dispõe actualmente de múltiplas intervenções sociais na área do idoso, crianças e jovens e famílias carenciadas.
- Centro de Dia: resposta social que presta um conjunto de serviços (alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, actividades de animação, pequenos cuidados de saúde, transporte) durante os 7 dias da semana e que contribuem para a manutenção do idoso no seu meio sócio-familiar, uma vez que, o idoso passa o dia no centro e pernoita em sua casa;
- Serviço de Apoio Domiciliário: que consiste na prestação de cuidados (alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, higiene habitacional, tratamento de roupa, pequenos cuidados de saúde, actividades de animação) no domicilio dos utentes, todos os dias da semana;
- Centro de Convívio: tem por finalidade proporcionar actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas de forma a contribuir para a manutenção das capacidades físicas e psíquicas dos idosos;
- Lar de São Martinho: Surge como uma resposta que inclui o alojamento e onde são desenvolvidas actividades de apoio social aos utentes através do fornecimento de alimentação, cuidados de saúde , higiene e conforto pessoal, fomentando o convívio e propiciando a animação social e a ocupação dos tempos livres.
A instituição promove a participação de todos os seus utentes em actividades da mais variada natureza (desportivas, artísticas, culturais, recreativas e/ou religiosas). Actividades estas monitorizadas por profissionais, abertas aos familiares e amigos, e mesmo à comunidade. A qualidade de vida dos nossos utentes depende de todo um conjunto de factores organizacionais e relacionais que têm como principal objectivo o respeito e promoção de cada idoso. Baseamo-nos em métodos de trabalho onde reside a responsabilidade, empenho, confiança, respeito, transparência e solidariedade entre toda a equipa de trabalho e desta para com os utentes/familiares, no sentido de melhorar a satisfação dos nossos utentes e contribuir para o desenvolvimento social do nosso concelho.
José Martinho
José Martinho foi um homem sério e austero, uma “força da natureza” que nada quis para si, mas que quis tudo para os outros. E que viveu com o sonho, por vezes contra tudo e contra todos, de fazer algo pela sua terra que unisse e agregasse as pessoas, o que veio a concretizar-se, num primeiro momento, na constituição da Associação Igrejanovense de Melhoramentos (AIM) e, mais tarde, no Lar e Centro de Dia da Igreja Nova, obra notável que ele soube concretizar, depois de a sonhar.
Um homem multifacetado que levou muito a sério o amor pela sua terra e pelos seus conterrâneos. Foi isso que o levou à política, onde foi presidente da Junta de Freguesia da Igreja Nova antes e depois do 25 de Abril de 1974. Foi também esse sentimento do dever que, a nível associativo, o levou à criação ou ao apoio de múltiplas entidades como a AIM, o Desportivo Igrejanovense, o Centro de 3.ª Idade e o Centro de Atividades de Tempos Livres da Igreja Nova, os Bombeiros e a Casa do Povo de Ferreira do Zêzere, o jornal “Despertar do Zêzere”, entre outras.
No dia 7 de Fevereiro de 2015 decorreu, na Associação Igrejanovense de Melhoramentos, o lançamento do livro “José Martinho – do sonho à obra”, a primeira justa homenagem a este grande homem, publicado pela Fundação Maria Dias Ferreira, trata-se de um volume de excelente qualidade gráfica, fruto do trabalho de investigação e escrita de Francisco Salgueiro e Cátia Salgueiro.
Uma segunda homenagem , decorreu no dia 14 de Novembro de 2015, com a inauguração de uma estátua, localizada junto do Lar de São Martinho. A AIM agradece reconhecida a todos os amigos do José Martinho, em especial à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e Junta de Freguesia da Igreja Nova.
"Se todos contribuíssem com uma pequena parcela daquilo que José Martinho logrou alcançar, apesar das dificuldades que sempre lhe tolheram o caminho e que, com inteligência e perseverança, soube contornar, teríamos, seguramente, um mundo mais rico, justo e melhor."
SALGUEIRO, Francisco e SALGUEIRO, Cátia in “José Martinho – Do sonho à obra”