Sempre a pensar na saúde e bem estar dos nossos utentes, no Lar de S. Martinho contemplamos aulas de atividade física para idosos, introdução à informática, exercícios de motricidade fina e múltiplas actividades de animação e lazer.
Siga-nos através do Facebook e fique a par de todas as nossas atividades.
Aulas de Atividade Física Para Idosos
A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. Melhora a velocidade do andar e o equilíbrio, melhora a auto-eficácia, contribui para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea, auxilia no controlo de diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão e melhora a mobilidade do idoso, entre outros benefícios. Neste sentido, são promovidas aulas semanais de atividade física para os idosos do Lar de S. Martinho, por um profissional qualificado. Ana Fernandes, licenciada em “Desporto, variante Condição Física” e mestranda em “Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário”, tem em conta nas suas aulas o organismo e a vontade de cada um, incentivando a prática de exercícios de trabalho de força, mobilidade, flexibilidade, melhoria da condição cardiorrespiratória e jogos de coordenação motora. às suas aulas aderem cerca de 95% dos utentes do lar, que cada vez mais encaram a atividade física como um benefício para a sua saúde tanto física como mental.
Idosos na Introdução à Informática
A tecnologia invadiu casas, empresas, instituições de todas as áreas, estando toda a nossa sociedade informatizada. Apesar da grande maioria dos nossos utentes não estar familiarizado e alguns até resistentes ao computador, sentimos que é algo que desperta interesse nomeadamente para se sentirem incluídos no progresso social.
Neste sentido incluímos a atividade de “Introdução à Informática” no quotidiano dos idosos do nosso lar, ensinando-os a utilizar as ferramentas básicas e futuramente a habilitá-los na utilização da internet. Será sem dúvida uma atividade com um crescente número de participantes, que esperamos conseguirem utilizar o computador para uso pessoal, distracção, entretenimento, comunicação, ocupação do tempo ou, mesmo, para resolver situações domésticas.
Exercícios de Motricidade Fina
Uma das mudanças mais marcantes observáveis durante todo o processo de envelhecimento é o declínio da capacidade de movimento, nomeadamente a nível da motricidade fina. O desenvolvimento da motricidade fina prende-se com a realização e controlo de movimentos pequenos e específicos com controlo e destreza: apanhar um objecto de pequenas dimensões, controlar os músculos da cara, apertar objetos, controlar os movimentos da língua, entre outros.
Exercícios como rasgar, recortar, colar, picotar/perfurar, utilizar barro ou plasticina, pintar, separar objetos pequenos por cores, fazer bolinhas de papel, alinhavo, labirinto de formas, enfiar pinos de diversos tamanhos e cores em quadro para pinos, empilhar cubos, entre outros melhoram consideravelmente a motricidade fina. Com estes exercícios propostos aos utentes do Lar pretende-se melhorar ou pelo menos manter a agilidade, a força nos pulsos e antebraços, além de, promover o convívio e a diversão.
Atividades de Animação e Lazer
Aumento da Qualidade de Vida dos Nossos Utentes.
As atividades de lazer e animação são importantes para qualquer pessoa em qualquer idade. Com o envelhecimento existe uma progressiva diminuição das capacidades físicas que vão alterando os hábitos e rotinas diárias das pessoas, substituindo-as por atividades que exijam um menor grau de atividade. Algumas das consequências desta diminuição de atividade ou mesmo inatividade consistem na redução da capacidade de concentração e reacção, diminuição de auto-estima, desmotivação, apatia, solidão e isolamento social. Para além das prioridades como a higiene, saúde e alimentação dos utentes, o Lar de S. Martinho define também como prioridade a animação e lazer. Tem como objetivo estimular permanentemente a vida mental, física e afetiva do idoso de modo a promover um aumento da sua qualidade de vida.
Atividades como exercícios físicos, jogos e brincadeiras em grupo, leitura, atividades manuais como pintura, rendas, corte e colagem, jogos de mesa, dança, música, cinema, passeios ao ar livre, visitas a museus, etc melhoram a saúde dos nossos utentes, nomeadamente, a nível de aumento de mobilidade, flexibilidade e força muscular, aumento/manutenção da capacidade de memória e raciocínio e diminuição da tendência ao isolamento e à depressão. Com atividades de animação e lazer adequadas e constantes o idoso pode manter-se física e intelectualmente ativo, e isso é fundamental para afastar algumas das doenças mais comuns desta faixa etária.